Dicas de Criação

PROGRAMA DE CRIAÇÃO
Consistência - A Chave do Sucesso
Uma das mais difíceis etapas da criação é também aquela que faz despontar um criatório dentre tantos outros que existem. Este diferencial é a característica particular de um programa de criação. E um programa de criação que desponta no cenário por uma característica particular estará, certamente, baseado num fator de excelência: a Consistência.

Num dado momento de nossa criação, nossos critérios e nosso ponto de vista particular acerca de cruzamentos e choques de sangue começam a determinar o tipo de produto peculiar ao nosso programa de criação. Com critérios de seleção de matrizes e utilização de reprodutores dentro de uma visão sedimentada em objetivos específicos, começa-se a formar o que se pode chamar de um Programa de Criação.

A formalização ou a Flexibilidade deste programa vai depender, evidentemente, dos resultados e dos complementos necessários aos produtos resultantes. É natural que surjam sempre novas alternativas, considerando que um programa de criação não pode ser instituído em menos de 6 ou 8 anos de criterioso trabalho. Para tanto, o estudo cuidadoso e o acompanhamento do que outros criatórios têm conseguido é de vital importância.

Os produtos resultantes de um determinado programa de criação e a receptividade destes animais pelo mercado como um todo são o referencial externo de avaliação. Há casos em que o criador não visa participar do mercado e se fecha em sua própria criação, com parâmetros de avaliação estritamente pessoais, sem se preocupar com o cenário da criação como um todo. Esta prática não tem muitos adeptos, principalmente por impedir o saudável intercâmbio de qualidade entre os criatórios e concentrar as possibilidades de cruzamento num número reduzido de indivíduos e linhagens. Além disso, a insistência no erro (por "orgulho cego") é prejudicial não só ao resultado imediato mas põe em risco a permanência e longevidade daquela criação no cenário do Cavalo Árabe. São raros os casos de isolamento de criatórios com reconhecido sucesso e longa permanência em atividade.

Em contrapartida, regra-geral, os criatórios que obtêm respaldo e reconhecimento do mercado como mananciais de qualidade, se mantêm nesta condição de destaque por produzirem e abastecerem grandes criatórios com produtos que, consistentemente, apresentam uma similaridade de características, tornando-os referencial para aqueles que buscam adicionar tais características à sua criação.

Não há nada mais importante para um criterioso criador do que poder contar em seu rol de matrizes com representantes de famílias que possuem e transmitem consistentemente determinadas características específicas. Usando-os em cruzamentos homogêneos, o criador tem condições de praticamente antever o produto resultante. Mesmo que hajam distorções entre expectativa e realidade, certamente haverá mais acertos do que se teria sem se considerar tais critérios historicamente comprovados. Até mesmo o percentual de falibilidade de determinados cruzamentos, ao longo do tempo em que vêm sendo realizados, poderá servir como parâmetro de expectativa para quem cria criteriosamente.

Algumas "fórmulas" são convenientemente adotadas por criadores em todo o mundo. Por exemplo, o agrupamento de indivíduos representantes de famílias tradicionalmente eficazes na impressão de determinadas características dará um certo fenótipo padrão nos produtos resultantes do cruzamento deste grupo de matrizes com um reprodutor específico. Para não gerar consangüinidade excessiva, a busca de novas famílias descendentes de linhagens geneticamente similares trará, na maioria dos casos, resultados igualmente satisfatórios.

Uma característica notável nos grandes criatórios é a tendência natural de trabalhar com indivíduos que se encaixem como regra no quesito acima exposto, ou seja, para fazer parte de um programa de criação criterioso, o animal deverá representar aquilo que é regra e não exceção. Assim, um indivíduo geneticamente similar mas fenotipicamente diferenciado da maioria dos demais familiares seria considerado como exceção e não como regra.

É bem verdade que a natureza tende a surpreender até os mais experientes criadores, dando mostra da nossa incapacidade de dominar a arte da criação. Portanto, enquanto se mantém os critérios e a relação resultado/busca de complementos, nunca deixe de confiar em sua própria intuição e, como conselho, permita-se alguma porção de criatividade, mesmo que aparentemente discordando da tendência global. Muitos já foram surpreendidos por resultados imprevistos. Não é, e nem deve ser, o comportamento sistemático de um criador no exercício básico da criação mas, realizado com a devida seriedade, já presenteou o mundo do Cavalo Árabe com o que podemos chamar de Novas Linhagens que, pela consistência nos resultados, colaboram para o aperfeiçoamento e a sedimentação desta incomparável raça ao longo de toda a história.

Georges H. Naoum Jr.


Publicada em 08/11/04 - 3313 visitas

Voltar
© Copyright 1987-2018 Triple G Stud Farm — Design e Desenvolvimento por Adriano Oliveira