Dicas de Criação

PROGRAMA DE CRIAÇÃO
Selecionando as Matrizes
Muitos dos grandes criadores acreditam que suas matrizes contribuem no mínimo com 60% nas características do produto, pois além de repartirem com o garanhão a influência genética, as éguas exercem uma influência física e comportamental em sua cria. O organismo da égua nutre seu produto durante a gestação e posteriormente através de seu leite. O desenvolvimento de um produto é por isso, conseqüência da saúde da égua.

A matriz também é responsável pela relação do potro com o meio ambiente; eles estão constantemente juntos durante a infância e de aprende muitos procedimentos com ela. Em razão dessas múltiplas influências, a seleção cuidadosa da matriz que vai compor o plantel de reprodutoras de um haras é crucial. A Revista Cavalo Árabe traz neste artigo algumas dicas gerais para a escolha de uma boa matriz, mas a pesquisa e o assessoramento de profissionais e criadores competentes e de sua confiança é essencial nesse trabalho.

Avaliando as Matrizes
A melhor medida do preço de uma matriz, é a qualidade de seus produtos. Primeiro análise detidamente a conformação e o tipo da égua. Então procure analisar o maior número possível de seus filhos e compare-os com ela.

Quantos e quais herdaram suas características?
Da mesma forma, quais características que ela não transmitiu à sua prole? Entretanto não se esqueça de reconhecer a contribuição do reprodutor.
A matriz superior produz potros que herdam suas melhores qualidades e não seus defeitos. A boa matriz produz bons potros, mas ao mesmo tempo passa alguns de seus defeitos.
A matriz inferior passa sempre seus defeitos e seus produtos são sempre piores que ela.
A menos que os defeitos reproduzidos por uma matriz sejam pequenos, evite-a. Do mesmo modo evite aquela que não parece passar suas melhores qualidades a seus produtos.
A matriz ideal produz uma geração que pode melhorar ou no mínimo manter as qual idades da raça. Se uma égua não produz boas matrizes, ela não é uma boa matriz. Da mesma forma, seus machos devem ser superiores o bastante para parecerem garanhões valiosos.

Éguas Incubadoras: são chamadas assim as éguas que geram produtos semelhantes aos seus antepassados ao invés de assemelharem-se a ela. Uma égua incubadora de conformação pobre pode não transmitir seus defeitos em sua prole, produzindo animais de qualidade; mas seus filhos provavelmente não reproduzirão o que são, podendo passar posteriormente indesejáveis defeitos da mãe. Uma égua incubadora é habilitada para um programa de criação se ela individualmente possuir boas qualidades.

Fertilidade
Antes de comprar uma matriz, cheque sua relação de produtos para ver quantos potros ela produziu. Se ela não produziu potros regularmente, verifique se ela produzia e não pôde mais produzir, ou se ela simplesmente foi deixada vazia.
A matriz não deve ter tido infecções ou abortos. Ela deve ter o cio regularmente, ser fácil de criar, emprenhar rapidamente e parir sem dificuldade.

Conformação
Já que dentro das probabilidades genéticas as éguas participam com 50% das características do produto, elas devem apresentar uma boa conformação para influenciarem positivamente sua cria, mas além disso existem algumas características especiais, particularmente valiosas para as matrizes:

- As éguas tendem a ter um dorso mais largo que os machos, provavelmente para permitir espaço ao feto. Porém se o dorso é muito longo, repetidas gestações podem causar o estiramento do útero, aumentando a pressão nos intestinos e nas artérias uterinos.É importante que a vulva da égua seja vertical ao invés de inclinada para dentro. Uma vulva inclinada aumenta a possibilidade de infecções das áreas reprodutivas por bactérias e matéria fecal.
Ao avaliar uma matriz lembre-se que poucas delas são mantidas em condições de apresentação. A maior parte está no pasto e não recebe o condicionamento para se apresentar esbelta e atlética.
Quando julgar uma matriz, procure imaginar como era ela em sua juventude e qual a semelhança com sua progênie. Não penalize uma égua mais velha apenas por ela ter aparência de matriz. As repetidas gestações e falta de condicionamento levam as matrizes a desenvolverem ventres suspensos; suas garupas geralmente parecem caídas e os ossos das ancas são proeminentes. Se a estrutura óssea básica está correta, a matriz tem boa conformação.

Tipo
Selecione matrizes que se aproximem do seu tipo ideal de Cavalo Árabe para aumentar as chances de produtos do tipo que você deseja.

Movimentação
A movimentação pode ser herança de qualquer lado da família. Não escolha uma matriz que se movimente de uma maneira que você não goste, e lembre que a maior parte dos filhos dessa égua serão montados e serão mais valiosos se oferecerem uma andadura vistosa e agradável.

Pedigree
Quando escolher entre matrizes com qualidades individuais semelhantes, selecione sempre a que tem antepassado superior. O produto herda também características de seus antepassados, não apenas as da mãe. Talento geralmente é de família. Ao escolher sua matriz observe se sua família materna tem boa produção.
Tipo, conformação e movimentação são características herdadas. Escolha uma matriz de família que tenha se sobressaído na produção de animais com as qualidades que deseja em sua tropa.

Temperamento
Éguas que não mordem ou escoiceam são mais confiáveis e mais amáveis para o manejo que éguas intratáveis. Também os porros herdam isso. A matriz ideal é maternal. Se ela é assim, terá potros saudáveis e bem ajustados. Ela será paciente e protetora, confiará nas pessoas e ensinará o mesmo aos seus potros. Ela também influenciará no comportamento deles, possibilitando na prole maior disciplina mais tarde. Éguas que não aparentam amor aos seus potros não são destinadas a ser matriz, não importando o quanto são boas em conformação, tipo ou desempenho.

Show Record
Um show record não afeta a habilidade de produção de uma matriz. É sempre mais seguro comprar uma égua que tenha produzido campeões do que comprar uma égua que tenha sido campeã. A égua campeã pode não passar suas qualidades para seus porros.
Lembre também que vencedores são baseados na opinião de juizes e pode não ser o melhor sinal das verdadeiras qualidades ou habilidades da égua como reprodutoras. De qualquer modo, como ponto de vista comercial, o show record bem sucedido da matriz ajudará a vender seus potros.

Saúde
Se a égua não teve os cuidados apropriados, sua saúde debilitou-se. Antes de comprar uma matriz insista para que ela passe por um exame veterinário. O veterinário apalpará a égua e fará uma biópsia uterina para verificar se ela dá sinais de reprodução. Pergunte se a matriz teve infecções ou abortos, se ela teve algum problema de cria ou produção, e se ela produz bastante leite.

Idade
Os anos mais férteis de uma égua geralmente estão entre os 5 e 15 anos. É indicado adquirir matrizes provadas dentro dessa variação de idade, apesar de elas serem geralmente mais caras. Éguas virgens que nunca produziram um potro, não possuem provas de sua capacidade reprodutiva.

Cheque a fertilidade e habilidade de produção da família dessa égua, especialmente de sua mãe, como indicação de sua presumível performance como matriz.
Éguas velhas às vezes são difíceis de segurar a cria e podem ter uma produção menor do que éguas jovens. Parir também é mais perigoso para éguas velhas, se seu útero está cicatrizado, seus potros serão subnutridos ou abortados. Apesar desses grandes riscos, muitas éguas Árabes permanecem férteis até a idade avançada e sua idade não influencia na qualidade de seu produto.

Muitas éguas Árabes de idade avançada têm dado mostras de boa produção. Uma potranca ainda em crescimento está adquirindo nutrientes importantes para seu desenvolvimento. Uma prenhez precoce pode colocar em risco sua saúde ou até encurtar sua vida. Portanto observe a fase de amadurecimento da égua e leve isso em consideração ao adquirir uma potranca.

Finalmente ao escolher uma égua para seu plantel de reprodutoras lembre-se, a matriz é o grande tesouro de um criador.

Texto extraído da Revista do Cavalo Árabe. Pág. 34/35


Publicada em 08/11/04 - 8720 visitas

Voltar
© Copyright 1987-2018 Triple G Stud Farm — Design e Desenvolvimento por Adriano Oliveira